terça-feira, 30 de março de 2010

Godá faz show de vira-lata e dândi hoje em SP




Compositor se inspira em Tom Waits e Gainsbourg


XICO SÁ
COLUNISTA DA FOLHA


Em outras palavras, o cara é muito romântico. Renato Godá escreve canções de amor que reabilitam, em tempos corretos de lei antifumo, uma certa canalhice masculina com cheiro de cigarro e bourbon.
Com uma atuação de cantor que sabe dramatizar os versos, Godá combina feições de vira-lata com aspectos do dandismo. O show do CD "Canções para Embalar Marujos" guarda a fumaça dos velhos cabarés, mesmo com o público sendo obrigado a tragar lá fora.

Inevitavelmente, você vai lembrar, noite adentro, do mundo de Serge Gainsbourg (1928-91) e da rouquidão subterrânea de Tom Waits, duas devoções do artista paulistano. No repertório de escrita passional, Godá não teme a transição entre as pegadas de um cão vadio e um dandismo chique.

Neste passeio, com trilha de chanson, vemos uma moça no Café de Flore em Paris, "às voltas com o inverno e o seu cachecol/relendo passagens de Michel Foucault". Pretensioso? Corta para o calor dos infernos de Copacabana, onde uma dama da calçada, talvez mais existencialista e fria que a francesa, vende seu corpo sem pudor.

Disco e show de composições próprias, com exceção de "Nasci para Chorar" (versão de Erasmo Carlos do clássico de Dion DiMucci), que bate com a autoironia de alguns momentos do disco. É compositor tirando uma onda da sua própria tristeza ou do universo que criou com a trilha sonora.

As moças gostam, as afilhadas de Balzac se emocionam, como testemunhei. Os homens podem ter um leve ciúme, o que é ótimo para deixar mais animada a noite. É programa para ver juntos, alternando sarrinhos com o suspense de coisas ditas no ouvido antes de ir ao banheiro ou fumar sozinho(a) na calçada. Funciona.













RENATO GODÁ

Quando: hoje, às 22h30
Onde: Studio SP (r. Augusta, 591, tel. 0/xx/11/3129-7040)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (nome na lista)
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário